Amigos, nesta sexta-feira, 24, realizamos uma palestra sobre Mucopolissacaridose (MPS) na Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad) na cidade de João Pessoa, na Paraíba. Mais de 30 profissionais assistiram as palestras da Delegada da AFAG na Paraíba, Glaucia Ribeiro e da Profª Drª em Genética, Paula Frassinetti Medeiros. As aulas serviram para apresentar as diferentes variações da MPS bem como suas particularidades clínicas.
Mucopolissacaridoses(MPS) são doenças genético-metabólicas, progressivas, isto é , o quadro clínico se agrava gradativamente, o que compromete a vida, , quando não tratada . Existem 7 tipos de mucopolissacaridoses e são doenças raras, mas com frequência muito variável dependendo do tipo de MPS, do país, ou mesmo da região.
Segundo a médica geneticista responsável pela Terapia de Reposição Enzimática do Hospital Universitário Alcides Carneiro da Universidade Federal de Campina Grande, Paula Frassinetti Vasconcelos de Medeiros, na Paraíba há 3 tipos de MPS mais frequentes as do tipo VI, IIIC e IVA, mas se destaca pela sua elevada frequência, a tipo IVA ou síndrome de Mórquio, pois é o Estado com maior frequência e concentração de casos do Brasil com 22 pacientes, estudos apontam que a prevalência mundial da doença é pelo menos 1 para 300.000 nascimentos.