Nesta terça-feira (27) estivemos na Câmara Municipal de Maringá, no Paraná, para estruturar a organização das comemorações alusivas ao Dia Mundial das Doenças Raras 2016.
A cidade recebe pela primeira vez o evento que divulga as doenças raras aos estudantes e profissionais da área da saúde, familiares, pacientes, cuidadores, gestores e interessados.
Durante a reunião a consultora científica da AFAG, Geisa Luz, apresentou uma breve contextualização sobre as doenças raras e o trabalho desenvolvido pela AFAG. O grupo presente aprovou a necessidade do evento na cidade e definiu a importância de uma comissão organizadora local para dar andamento ao planejamento das ações desta semana.
Estiveram presentes: Vereador Flavio Vicente – Câmara Municipal dos Vereadores de Maringá; Dr. Maurício Chaves Júnior – Superintendente do Hospital Universitário de Maringá (HUM), Universidade Estadual de Maringá; Patrícia Danielle Torres Mattil – 15ª Regional de Saúde; Andréia P. Maraiti – Secretaria de Saúde de Maringá; Profº Vitor Hugo E. Souza – curso de medicina da Faculdade UNINGA.
Dr. Maurício, do HUM, complementou “(…) esta semana de divulgação em Maringá vem de encontro às discussões sobre a criação de um Centro de Capacitação Técnica de Doenças Crônicas e Raras na Universidade Estadual de Maringá que atenderá toda região, e porque não, ser uma referência nacional”.