No mês de Junho a AFAG junto ao Operação Conta Gotas apoiou as atividades da Divisão de Qualidade de Vida no Trabalho por meios lúdicos, atividades que visam conscientizar e educar as pessoas sobre temas correlatos à saúde, que variam mensalmente e são representados através de cores. Essas ações fazem parte de seu projeto Saúde Mais Colorida.

Para a campanha Junho Vermelho, que tem o intuito de promover a doação de sangue, a DQVT decorou com bexigas vermelhas as divisões da sede da Secretaria Municipal de Saúde e por meio de intervenção artística, percorreu todos os andares do prédio da SMS alertando para a importância de ser um doador e contribuir para aumentar o banco de sangue do Hospital do Servidor Público Municipal, que se encontra em baixa.

A campanha Junho Vermelho foi inicialmente realizada no Estado de São Paulo. Hoje possui uma lei estadual e está presente em todo território nacional. O mês foi escolhido devido aos baixos estoques dos bancos de sangue nesse período do ano e ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho e instituído pela Organização Mundial de Saúde para homenagear os doadores e incentivar a ação.

Para ser um doador é obrigatório possuir alguns requisitos. É necessário ter entre 16 e 69 anos, estar saudável e com peso superior a 50 kg. Para os menores de 18 anos é necessário a autorização dos pais. Também é preciso ter dormido no mínimo seis horas e não ter ingerido alimentos com alto teor de gordura quatro horas antes do procedimento.

O atendimento para doação de sangue no HSPM é realizado de segunda a sábado (exceto feriados), das 8h às 12h30. Acesse a página do HSPM e saiba mais sobre as recomendações, quem pode doar, os impedimentos e os documentos necessários para se tornar um doador.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado, escritório e área interna