Grande conquista para quem luta por melhorias no atendimento a doenças raras no Brasil. A bancada federal paraibana se reuniu nesta quarta-feira (6), em Brasília, para discutir as emendas da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) destinadas à Paraíba e incluiu na emenda do Programa de Fortalecimento do Sistema Único de Saúde a implantação e construção de uma Unidade Hospitalar da Rede Sarah de Reabilitação em João Pessoa.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias compreende as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual (LOA). A emenda alusiva a instalação da Unidade Sarah na Paraíba, assim como qualquer outra incluída na LDO, ainda precisa ser analisada conforme a disposição as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.

‪#‎EuQueroUmSarahNaParaíba‬

A inclusão Unidade Hospitalar da Rede Sarah de Reabilitação em João Pessoa na LDO vem coroar um trabalho incansável do ativista e parceiro da AFAG, Patrick Teixeira, que foi o principal nome na articulação dos esforços para trazer a rede de atendimento ao estado.

Há um ano e meio, Patrick, que também é paciente, lançou a campanha “Eu quero um Sarah na Paraíba” (#EuQueroUmSarahNaParaíba) mobilizando associações, gestores, profissionais e a sociedade em geral. Os esforços do jovem também incluíram participação em dezenas de audiências públicas e debates para reforçar a importância deste tipo de atendimento especializado.

O Hospital Sarah Kubitschek é uma entidade de serviço social autônomo, de direito privado e sem fins lucrativos destinada ao atendimento de vítimas de politraumatismos e problemas locomotores, objetivando sua reabilitação.