A Diretora Institucional da AFAG, Erica Vitorino, e a Consultora Científica, Geisa Luz, participaram da 17ª Conferência Nacional de Saúde, que teve como tema
“Garantir direitos, defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia! ”, que aconteceu nos dias 02,03,04 e 05 de julho, em Brasília – DF.
O evento contou com as presenças do presidente do Conselho Nacional de Saúde, o Sr. Fernando Pigatto, da Ministra da Saúde Dra. Nísia Trindade, Marina Silva e vários outros ministros, além de deputados federais.
“Foram 04 dias muito intensos, com mais de 6000 pessoas debatendo e defendendo um SUS de qualidade para todos que dele precisa.
Infelizmente o evento também foi marcado por vários incidentes como a enorme desorganização, desrespeito e a total falta de comunicação e de logística da Comissão organizadora do Estado de São Paulo, juntamente com o Conselho Estadual de Saúde em providenciar as passagens e transporte para os delegados. Desrespeito que também se deu aos delegados de todo Brasil por parte da organização Federal e pelo Conselho Nacional de saúde, em relação a falta de hospedagem para centenas deles, além de intoxicação alimentar, inclusive que levaram alguns a precisarem de atendimento Hospitalar, sem falar nas filas imensas e intermináveis para alimentação, entre outras situações lamentáveis.
Mas, apesar dos incidentes lastimáveis, também tivemos momentos memoráveis, de alegria e muita cumplicidade, que nos ajudaram a nos manter firmes, momentos de encontros e reencontros com amigos queridos e pessoas aguerridas, todas com o mesmo propósito: a defesa do nosso SUS.
Também contamos com a participação mais aguardada, que foi a do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que em seu discurso emocionante, defendeu o SUS e os seus princípios, além de fazer uma defesa em especial a classe da enfermagem.
Mais do que nunca tenho certeza que as conferências são movimentos de lutas e resistência. Por isso precisamos fazer a nossa parte e defender os nossos direitos” – Érica Vitorino.