Nos dias 24,25 e 26 de março, aconteceu a 12ª Conferência Municipal de Saúde de Campinas (XII CMSC), e teve como tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”.
 
Foram centenas de delegados de saúde, que passaram o final de semana, debatendo, propondo, cobrando e lutando para melhoria do SUS, para que a população possa ter um atendimento de qualidade.
 
A Diretora Institucional da AFAG, que também já foi conselheira municipal de saúde, Érica Vitorino, participou da pré conferência pelo distrito leste e da 12ª conferência municipal, levou novas proposta e cobranças de efetivação do que já foi aprovado em conferências anteriores para as pessoas com doenças raras e doenças negligenciadas.
 
“Há muitos anos, participo das conferências de saúde, infelizmente pouco se tem avançado para os pacientes com doenças raras e doenças negligenciadas. Vejo que ainda continuamos invisíveis, por isso é tão importante participar e cobrar serviços de saúde com qualidade e acessíveis, principalmente um atendimento humanizado e que respeite as especificidades de cada paciente. ”