Na última sexta-feira (13) estivemos junto ao Conselho Municipal da Assistência Social de Campinas (CMAS) para compor a XII Conferência Municipal da Assistência Social que este ano trouxe o tema “Direito do povo, com participação social e financiamento público”.
Segundo a diretora institucional da AFAG e conselheira de saúde,Erica Vitorino, o modelo adotado nessa edição da conferência foi pensado para atrair a população para o centro do debate. A mesa de abertura foi composta por usuários, que reiteraram a importância da assistência social.
Na sequência a Dra. Maria Luiza Rizzotti abordou o tema central do evento e traçou o percurso e impactos das políticas públicas, em especial as que afetam diretamente os direitos sociais e que necessariamente envolvem a participação da sociedade e dependem de uma política orçamentária pública justa e sustentável.
O encontro também contou com o pronunciamento da Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS Campinas)Maria Aparecida Giani Oliva Modenesi Barbosa.
A mesa de trabalho que organizou a leitura e aprovado dos destaques do Regimento Interno foi composta pela representante da PIA Sociedade de São Paulo (Paulus), Fernanda Campaña e do CMAS Matheus Ifanger Albrecht e Leonardo Duart Bastos.
“A população está perdendo seu poder aquisitivo, todos os serviços e produtos de necessidade básica estão, cada vez, mais caros e a assistência social se torna fundamental como investimento social. É necessário envolver as pessoas pois a assistência social está em nosso dia a dia , e dentro de um contexto tão desigual como brasileiro não pode deixar de ser tratada como prioridade”. Encerra Erica Vitorino.