O Conselho Municipal do Idoso (CMI) promoveu na última quinta-feira, 27 de junho, o Seminário “Violência contra a Pessoa Idosa: É possível prevenir, é necessário superar”, no Auditório V da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. O evento foi direcionado aos profissionais que atendem a população idosa, estudantes, idosos e demais interessados no tema. A iniciativa integrou um movimento global em alusão ao Dia Internacional de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, que foi celebrado no dia 15 de junho.
A diretora institucional da AFAG, Érica Vitorino, foi convidada ao evento que teve como objetivo abordar medidas para prevenir e identificar situações de violência, negligência e abuso contra os idosos, reforçar as informações e direitos para os idosos e a rede de atendimento da população idosa do município. “A importância dos idosos nestes seminários serve para reforçar que eles em voz e que devem se defender de todos os tipos de abusos que eles podem. Tantas vezes, o idoso, por vergonha, medo e até pela preocupação com possíveis penalidades ao abusador, não relata a violência. Precisamos criar uma rede de sustentação para lidar com esse quadro”, explica Érica.
O encontro contou com uma serie de palestras que como da professora Dra. Lúcia Thome Reinert, defensora Pública do Estado de São Paulo e Defensora do Núcleo dos Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência, que tratou sobre a violência contra a mulher e Lei do Minuto seguinte, na sequencia o Doutor em Psicologia Social, Especialista em Gerontologia, Especialista em Gestão de Programas Intergeracionais pela Universidade de Granada, Profº. Dr. José Carlos Ferrigno, tratou sobre a “Educação entre Gerações”.
O evento também contou com a apresentação do Teatro Envelhecência – “São João Vianney”, e do Projeto Allegro – C.P.T.I. “Centro Promocional Tia Ileide”.
Para encerrar a presidente do CMI, Silvia Brito, trouxe as considerações finais.