Novembro é o mês de Conscientização da Hipertensão Pulmonar. Para lembrar a data, estimular a prática de exercícios físicos e estreitar os laços entre os pacientes, o Grupo de Apoio de Hipertensão Pulmonar do Rio de Janeiro, organizou a “Caminhada simbólica e Piquenique em prol dos pacientes com Hipertensão Pulmonar”, neste domingo (29), no Píer Mauá, ao lado do Museu de Arte do Rio e do futuro Museu do Amanhã.
A voluntária da AFAG no Rio de Janeiro. Renata Viana, participou da ação deste domingo que faz parte da campanha “Perca o fôlego”.
O objetivo dessa campanha é criar um ambiente em que o diagnóstico correto, o tratamento precoce e maiores investigações sobre a patologia tornem-se realidade, a fim de melhorar a qualidade de vida daqueles que convivem com esta enfermidade. A campanha busca atingir seus objetivos através da divulgação, informação e realização de atividades físicas que permitem conscientizar o público sobre o que causa a HP. Estas atividades simulam a condição física de um paciente em pessoas que não possuem HAP.
A Hipertensão Pulmonar ou HP é uma doença rara, de difícil diagnóstico e tratamento muito específico, afeta os pulmões e coração, progredindo rapidamente e podendo levar à morte. Os portadores da patologia têm elevada pressão nas artérias pulmonares, levando a sintomas que afetam a qualidade de vida do individuo. Assim, tarefas comuns como subir escadas, caminhar curtas distâncias, dançar ou até mesmo vestir uma roupa podem se tornar muito difíceis de fazer. Em pouco tempo, os sintomas evoluem e o paciente passa a sentir dificuldades e falta de ar em qualquer atividade cotidiana.