Neste sábado (18) a presidente da AFAG, Maria Cecília Oliveira, participou de um encontro em São Paulo que reuniu médicos especialistas e representantes de associações para abordar as particularidades da Psoríase, bem como o seu acompanhamento clínico e as principais novidades em tratamento dos diferentes sub tipos da doença. O encontro foi promovido pela Novartis e contou com a participação de profissionais de todo o país.
A presidente da AFAG apresentou um painel para abordar o funcionamento dos Sistemas Públicos de Saúde no âmbito das doenças graves e raras e na perspectiva das associações de pacientes.
Em um segundo momento foi promovida uma roda de debates com a participação da AFAG, Sociedade Brasileira de Dermatologia e a Psoríase Brasil. Médicos especialistas puderam participar expondo a realidade no atendimento aos pacientes em diferentes regiões do Brasil e também a necessidade de construir políticas públicas mais inclusivas para o acesso ao atendimento e tratamento.
Sobre a Psoríase
A Psoríase é uma doença da pele relativamente comum, crônica e não contagiosa. Ela é cíclica, ou seja, apresenta sintomas que desaparecem e reaparecem periodicamente. Sua causa é desconhecida, mas sabe-se que pode ter causas relacionadas ao sistema imunológico, às interações com o meio ambiente e à suscetibilidade genética. Faz com que as células mortas não consigam ser eliminadas eficientemente, formando manchas espessas e escamosas na pele.