Entre os dias 19 a 22 de Maio a AFAG esteve presente na Conferência Mundial de Angioedema Hereditário 2016 em Madrid, Espanha.
A conferência reuniu aproximadamente 600 pessoas entre pacientes, associações, profissionais de saúde para compartilhar experiências e conhecimentos em um mesmo ambiente conduzido e dirigido pela Comunidade Internacional de Angioedema Hereditário, HAEi.
A AFAG esteve presente representada pelo assessor de diretoria, Wellington Hamann que junto a Associação Brasileira de Portadores de Angioedema Hereditário (Abranghe). O tema para este ano foi “Advocacy criativa para expandir o acesso à terapia”, onde o objetivo é a criação de formas de melhorar o tempo de diagnóstico, garantir terapias que salvam vidas e obter financiamento para tornar possível estes planos.
Segundo o assessor da AFAG, Welligton Hamann, a exposição individual de cada nação foi muito importante para identificar as diferenças no acesso e amparo ao paciente em cada país. “Há pacientes precisam realizar atendimento e comprar medicamento em outro país, pois, no seu, não dispõem de suporte. Em Madrid me surpreendi com a união das associações internacionais e a brilhante organização do evento. Foi mais uma prova de que união é um grande diferencial na luta das doenças raras”. Finaliza.