Nesta sexta-feira (3) São Luís (MA) recebeu a segunda edição do Seminário alusivio ao Dia Mundial de Doenças Raras, que aconteceu no auditório do Hemomar. O evento contou com a presença de médicos, estudades da área de saúde, pacientes, familiares e representantes de associações.
Segundo o representante da AFAG no Maranhão, Paulo Ricarte, o seminário teve como objetivo levar mais conhecimento aos presentes sobre os mais diversos tipos de doenças Raras.
O diretor geral do Hemomar iniciou o seminário relatando um pouco do serviço prestado pela entidade, junto as associações.
A médica geneticista, Dra. Maria Denise Fernandes Carvalho de Andrade, ministrou uma palestra sobre a importância de divulgar os diferentes tipos de Doenças Raras para identificar possíveis casos e diagnosticar pacientes o mais precocemente possível.
A Dra. Francisca das Chagas Santos abordou as especificidades das mucopolissacaridoses.
A titular da 19° promotoria de Justiça Especializada da Defesa da Saúde no Maranhão, Dra Glória Mafra, falou sobre a política de assistência das doenças Raras e judicialização.
A OAB se fez representada pelo Dr. Gabriel Madeiro membro da Comissão de Direito a Saúde, que ministrou uma palestra sobre Direito dos pacientes e tirou dúvidas dos presentes no seminário.