A 62º Feira do Livro de Porto Alegre deu continuidade, em 2016, à Estação da Acessibilidade, que no instalou no Espaço Cultural dos Correios. Na Estação, foram oferecidos, entre outros serviços, empréstimo de cadeiras de rodas, venda de audiolivros, visitas guiadas para cegos e surdocegos, tradução em Libras, programação da Feira em braile e auxílio para a aquisição de livros nas barracas dos livreiros.
A AFAG distribuiu mais de 2.000 cartilhas “Faça Valer Direitos: Saúde ao alcance de Todos”. A presidente da Associação Gaúcha de Mucopolissacaridose e Delegada da AFAG no Rio Grande do Sul, Deise Zanin, colaborou para a articulação dos movimentos voltados para divulgação das doenças raras.
O objetivo é a eliminação de barreiras físicas e de comunicação que dificultam a acessibilidade, por meio de Colóquios de Inclusão que abordaram diversos temas correlatos. A consultora científica da AFAG, Geisa Luz, ministrou uma palestra sobre doenças raras e pode responder questionamentos dos presentes no colóquio.