12170352_982105188508452_817025875_n

 

Nesta quinta-feira, 15, a AFAG esteve em Brasília para participar do Diálogo Público “Judicialização da Saúde no Brasil”, promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O evento teve por objetivo fomentar o debate sobre a busca da concretização do direito à saúde por meio de ações junto ao Poder Judiciário.

Ao longo do dia, foram realizados três talk shows: “A necessidade de coordenação”, “Desafios da judicialização” e “Boas práticas, caminhos e possíveis soluções”. Também foram ministradas as palestras “Judicialização das políticas de saúde no Brasil” e “A mediação sanitária como alternativa à judicialização das políticas de saúde no Brasil”.

Destacamos a participação do coordenador do Núcleo de Saúde da Defensoria Pública do DF, Celestino Chupel, afirmando que a judicialização é sim um mal necessário. Ele apresentou dados sobre saúde pública no DF, apresentados pelo próprio Tribunal de Contas da União, que apresenta a falta de leitos e a falta de medicamentos e a única forma para os pacientes garantirem seus direitos por meio judicial.