COM O LEMA “INFORMAÇÃO É A MELHOR PREVENÇÃO”, ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SP REALIZA A 17ª FEIRA DA SAÚDE

11117531_890087664376872_1932642794_n

 



 No Dia Mundial da Saúde, 7 de abril , o Pátio do Colégio, no centro da capital paulista, foi palco da tradicional Feira da Saúde organizada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Voluntários e representantes da AFAG estiveram a disposição para tirar dúvidas sobre doenças raras e graves, além de dar orientações sobre os direitos de qualquer paciente.

Entre os serviços também oferecidos  estavam testes de colesterol, glicemia, hepatite C; medição da pressão arterial; orientação sobre como prevenir o câncer; e avaliações renal e de IMC (Índice de Massa Corporal). Eram mais de 30 especialidades diferentes. Cerca de 500 voluntários e colaboradores trabalharam na Feira da Saúde.

“A Associação Comercial e a Facesp estão sempre à disposição das sociedades paulista e brasileira. Assim, todos nós, juntos, podemos construir um país cada vez melhor e mais solidário. E tudo começa pela Educação e pela Saúde”, disse Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, durante a abertura da Feira da Saúde.

Participaram da cerimônia o secretário estadual da Justiça, Aloísio de Toledo César, o padre Carlos Alberto Contieri, diretor do Pátio do Colégio, entre outras autoridades.

Informação: melhor prevenção

Dimitrie Josif Gheorghiu, coordenador médico da Feira da Saúde, falou sobre a parceria que possibilita a realização do evento todos os anos e sobre o principal objetivo. “Universidades, hospitais, clínicas, ONGs e secretarias municipais se unem para que, integrados, cada um contribua, de acordo com suas competências. Nosso lema principal não é fazer diagnóstico mas, sim, dar informação para a sociedade. Para nós, informação é a melhor prevenção”, frisou ele.

“A cada ano seguimos prestando este serviço de ação social, que nos enobrece muito. Essa é a nossa felicidade: ser útil ao próximo para aliviar a dor, a preocupação e a incerteza”, afirmou o coordenador geral do evento, Gaetano Brancati Luigi.

Check-up

Esta terça-feira, 7 de abril, era dia de folga do porteiro ​Valdemar Geni dos Santos, 50 anos. Ao passar pelo Pátio de Colégio ele viu a movimentação – e aproveitou para fazer exames de vista, colesterol e pressão na Feira da Saúde. “Passei aqui na frente e vi a feira. Aproveitei para fazer um check-up aqui. Dei sorte por conseguir fazer tantos exames em um dia só, pois é o meu único dia de folga. Ano que vem vou trazer a minha família”, relatou ele.

Os serviços

– testes de colesterol, glicemia, hepatite C

– medição da pressão arterial

– orientação sobre gestão de negócios e saúde financeira

– explicação de consultor jurídico sobre direitos do paciente em casos de doenças graves

– sessões de Quick Massage e Reiki

– orientações sobre tabagismo e dependência química

– dicas para corrida e caminhada

– orientação sobre como prevenir o câncer

– avaliações renal e de IMC (Índice de Massa Corporal)

– check-up ocular para a prevenção da catarata, glaucoma, miopia e hipermetropia

– orientação sobre como prevenir doenças renais e obesidade

– orientação sobre autismo, doenças raras, intolerância alimentar, alimentação saudável