1º Encontro Brasileiro de Pessoas com Porfiria.
Neste sábado, 11, a Associação dos Familiares, Amigos e Portadores de Doenças Graves, AFAG, participou do 1º Encontro Brasileiro de Pessoas com Porfiria, organizado pela Associação Brasileira de Porfiria, ABRAPO, no Hotel Golden Tulip Paulista Plaza em São Paulo.
O encontro reuniu pacientes de diferentes localidades do Brasil, médicos e representantes de associações. O Geneticista do Hospital das Clínicas da USP de Ribeirão Preto, Dr. Charles Marques Lourenço, tratou sobre diferentes tipo de Porfirias e deu uma visão genética da análise e disgnóstico da doença. Em seguida a médica do Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Dra. Fátima Mendonça Jorge Vieira, trouxe uma visão geral das porfirias cutâneas.
Para encerrar e esclarecer dúvidas dos presentes, a presidente da AFAG, Maria Cecília Jorge Branco Martiniano de Oliveira, abordou os direitos fundamentais dos pacientes e o acesso ao tratamento de Porfiria.
Sobre Porfiria
As porfirias constituem um grupo de pelo menos oito doenças genéticas distintas, além de formas adquiridas, decorrentes de deficiências enzimáticas específicas na via de biossíntese do heme, que levam a superprodução e acumulação de precursores metabólicos, para cada qual correspondendo um tipo particular de porfiria.
Fatores ambientais, tais como: medicamentos, álcool, hormônios, dieta, stress, exposição solar e outros desempenham um papel importante no desencadeamento e curso destas doenças.
Para mais informações acesse: http://www.porfiria.org.br/